A Capela

Capela de São Francisco

A capela de São Francisco é uma comunidade católica pertencente à Paróquia Nossa Senhora da Conceição do Conjunto Ceará, localizada na 3ª Etapa do referido bairro em Fortaleza, Ceará.

Os primeiros impulsos missionários que deram início ao sonho de construir uma capela nesta comunidade, aconteceu no ano de 1990, após reuniões entre moradores da unidade da UV8 e o pároco da época, Pe. Neto.

O nome dado a então comissão organizadora do projeto de implantação da nova capela foi Grupo Comunidade Viva, estes, unidos num só propósito de fundar um novo espaço de adoração, realizaram com entusiasmo durante muito tempo, diversos movimentos e eventos beneficentes em prol da construção da capela.

A primeira missa realizada no local aconteceu em 27 de Abril de 1991, presidida pelo então pároco Pe. Neto. A partir daquela data, as missas passaram a acontecer regularmente e a comunidade animada, aos poucos foi se fortalecendo e se estruturando.

Em 23 de Maio de 1991 foi organizada a votação para a escolha do padroeiro: os nomes dos Santos apresentados foram, Santa Edwiges e São Francisco. Participaram da votação 220 pessoas e com 171 votos, São Francisco foi o predileto como padroeiro da Capela.

A nova comunidade exultava com grande alegria seu nome definitivo: Capela de São Francisco.

Atualmente a Capela de São Francisco é uma referência de Paz na comunidade da 3ª do Conjunto Ceará, pastoreada pelos Padres: Luís Alberto Chaves Freire (Pároco) e Martinho Alves dos Santos Neto (Vigário Paroquial). A Capela de São Francisco é composta por diversas pastorais e grupos que trabalham na evangelização, avançam na luta pelo bem estar de todos, inclusive, com projetos sociais que alcançam moradores do Conjunto Ceará, e populações adjacentes.

A Capela de São Francisco comemorou seu jubileu de prata em 2015, e continua empenhada na missão de acolher e servir a todos os que dela se aproximam.

Paz e Bem!